Topo

Notícias

Notícias

03.09.2014

Voar sem montantes...

Boa Tarde,

As asas têm a função de dar sustentação à aeronave e podem ter duas configurações de montagem, uma diretamente ligada à fuselagem ao que denominamos asa cantilever e outra com fixação por meio de montantes ao que chamamos de semi-cantilever.

A asa com montantes invariavelmente gera mais arrasto que a asa sem montantes, por causa da indução entre asa/montante e montante/fuselagem.

Nas aeronaves com asa sem montante ocorrerá um menor arrasto aerodinâmico, em contrapartida por ser cantilever ela poderá será mais pesada e esta relação de peso/eficiência se torna melhor que a asa de montantes a partir de aerofólios com espessuras de 15% da corda acima.

O que adequamos para que não precisasse dos montantes?

Em nossa aeronave a opção de fabricação em materiais compostos com fibra de carbono e vidro nos deu uma clara vantagem em questão de peso/resistência sobre aeronaves feitas com materiais tradicionais (aço, alumínio e madeira); em outras palavras conseguimos com a configuração cantilever pesos equivalentes a aeronaves com montantes e com fatores de resistência estrutural significativamente maior.

Porque para nós não faz sentido os montantes?

Existe a ilusão de que havendo um montante formando uma estrutura triangular entre a asa e a fuselagem haverá a falsa sensação de maior segurança. Mas não devemos esquecer que a resistência estrutural testada é o que conta de fato seja numa asa com montantes ou cantilever.
Em nosso caso, no Flamingo, utilizamos uma resistência estrutural calculada em 10 gravidades, com margem de segurança de 100% e fazemos um teste de carga não destrutivo de 4.4 gravidades positivas e negativas

O que ganhamos em termos de autonomia nessa configuração, por exemplo?

Numa aeronave sem montantes consumimos menos combustível por temos menor arrasto aerodinâmico. Com menor resistência ao avanço conseguimos ter melhor razão de planeio, em caso de pane de motor teremos maior autonomia para alcancar um local para pouso que uma aeronave de mesma configuração com montantes, além de que durante a subida também teremos maior eficiência.


Para Receber mais informações da Aeropepe curta nossa página no Facebook!!

Abraço e bons Vôos!!!

https://www.facebook.com/aeropepe
 

Rua Tome Gibson, s/n – Aeroclube de Pernambuco - Pina - Recife – PE - 51011-480

Receba nossas novidades por e-mail.